Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sábado, 27 de março de 2010

LIÇÃO 13 SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS

INTRODUÇÃO

A décima terceira lição, no meu ponto de vista tem tudo a ver com a passagem de Mateus 24:45-51, ou seja, assim como Jesus nos advertiu para sermos servos fieis (até o fim), Paulo advertiu a igreja de Corinto (II Co 13: 5 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados)

I - PREOCUPAÇÕES PASTORAIS DE PAULO

O apóstolo Paulo tinha algumas preocupações com a igreja de Corinto devido alguns fatores que surgiram no seio da igreja. A preocupação de Paulo era maior para com os coríntios do que para consigo mesmo. Ele já havia expressado esta preocupação quando da possibilidade de que alguns poderiam não ter se arrependido. Ele fez uma série de advertências, dentre elas estão:

1.1- A defesa do seu apostolado - Ele se preocupava com o estado de sua reputação entre os homens, bem como desejava receber confiança e amor da parte deles. Nenhum homem pode recomendar-se a si mesmo; e mesmo que venha a convencer a outros acerca de sua retidão, nem por isso pode sentir-se aprovado. Somente Deus pode outorgar a verdadeira aprovação. (II Co 12:19 Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação)

1.2- O temor de Paulo em relação à igreja de Corinto (v.20). É difícil acreditar que Paulo esteja se dirigindo aos mesmos crentes dos quais ele declarou possuírem grandes dons e serem líderes qualificados no Cap 8.7. O zeloso Paulo, temendo a desvirtuação doutrinária naquela igreja, foi hostil tendo em vista a reconciliação daquela igreja com a pureza da Palavra. Paulo estava ciente de que não podia, como pastor, deixar de tratar os pecados que haviam comprometido a qualidade espiritual daquele rebanho.

1.3- A situação da igreja de Corinto (v.20,21). Os que pastoreiam devem chorar por aqueles na igreja que se recusam arrepender-se do seu pecado e abandoná-lo, pois estão espiritualmente mortos. Paulo dirige uma mensagem trágica a esses crentes afim de que eles reconheçam sua situação, mostrando que, caso continuem endurecidos, estarão excluídos do reino de Deus. A defesa de Paulo tinha por objetivo provar à igreja que Deus era o seu Juiz, e que a sua comunhão com Cristo dava-lhe autoridade para falar e representá-lo na terra.

II - O PROPÓSITO DA DISCIPLINA DA IGREJA POR PAULO

Paulo tinha um propósito específico para a igreja de Corinto: fortalecer o caráter, consolidar a fé dos coríntios e evitar transtornos entre os crentes daquela época.

Objetivo da disciplina - Edificar moral e espiritualmente os crentes e não de destruí-las. (II Co 12:19 Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. Hb 12:6-8 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.).

2.1 - Promover paz e arrependimento - Os coríntios precisavam de paz e de arrependimento pelos seus atos pecaminosos ( II Co 7:10; II Tm 2:25; Hb 6:1,6).

2.2 - Afirmar o caráter dos crentes - Caráter do grego, “Kharackter”, significa marca, sinal de distinção, natureza básica do ser humano que o torna responsável pelos seus atos tanto diante de Deus como diante de seus semelhantes. O Crente que tem caráter não tem medo da verdade! O seu exemplo é Jesus (Mt 23.13-33)

2.3 - Consolidar a fé dos coríntios - Eles precisavam crescer e amadurecer a sua espiritualidade. Paulo desejava que todas as divisões entre eles fossem curadas, que não houvesse entre eles contendas e iras. Era preciso evitar pendências, invejas, detratações, mexericos e outros inimigos da paz. (II Co 12:20 Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; I Pe 2:1 Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações 2.Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 3. Se é que já provastes que o Senhor é benigno; Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.)

III - ALGUMAS RECOMENDAÇÕES FINAIS


Paulo encerra sua carta com uma advertência

  • Ensinar que nossa fé deve estar alicerçada em Cristo - 2 Co 13.10 Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição.
  • Ensinar a levar uma vida como verdadeiros crentes - 2 Co 13.11a Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados.
  • Ensinar a demonstrar provas da nossa genuinidade - 2 Co 13.11b sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

Paulo encerra sua carta com um desejo

  • Ver os irmãos de Corinto numa comunhão verdadeira com Cristo - 2 Co 13.5a - Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
  • Mostrar que os coríntios podiam reconhecer o relacionamento sincero e a fidelidade dos crentes em Cristo. (II Co 13:9 Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição)
  • Ele já havia dito que a sua meta era edificá-los, construí-los (II Co 10:8).
  • Sua oração era pela perfeição deles, ou seja, que fossem completos pelo treinamento, pela aprendizagem disciplinada (Ef.4:12; Hb 6:1).

Últimas recomendações

Que estivessem felizes por serem disciplinados, porque isso revelava o amor de Deus Pai (Hb 5-11).

CONCLUSÃO

Tanto o que adverte como o que é advertido são desgastados. Mas lembre-se do que Paulo disse (II Co 12:15 Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. )