Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Lição 8 – Exortação à santificação

INTRODUÇÃO

1. SANTIFICAÇÃO é e deve ser a essência de todo o cristão

2. SIGNIFICADO: SANTIFICAR = separar ou colocar de lado. SANTIFICAÇÃO = Ato, estado e processo de se tornar SANTO (Rm 6.19-22 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 20Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna) 1Ts 4.1-7 (Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 2porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. 3Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; 6e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, 7porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.). É realizada na vida do salvo pela ação do Espírito Santo (2Ts 2.13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade).

3. Paulo exorta a igreja devido as infiltrações de paganismo no seio da igreja (JUGO DESIGUAL)

4. O apostolo ainda recomenda a seus discípulos que valorizem a promessa do céu e se limpem de toda imundícia.

I. PAULO APELA À RECONCILIAÇÃO E COMUNHÃO (6.11-13 Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. 12Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. 13Ora, em recompensa disso (falo como a filhos), dilatai-vos também vós.).

1. Paulo apela ao sentimento fraterno dos Coríntios (v. 11). Paulo interrompe o relato de sofrimento apostólico com um apelo veemente aos coríntios para abertura e o afeto mútuo (v. 11-13). Como seu pai na fé (1Co 4.15 Porque, ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.).

2. Paulo dá exemplo de reconciliação “um pai deseja ardentemente uma intimidade com seus filhos espirituais

Ao longo de sua correspondência, o seu amor e afeto nunca foram escondidos. Agora ele os exorta a retribuírem seu afeto, “dilatando” seus corações como ele (Paulo) fez.

3. Paulo demonstra seu afeto e espera ser correspondido (VV. 12,13) “O amor entre pai e filho tem que ser recíproco” “Não tendes limites em nós” (12); isto é, “Não vos damos um lugar limitado em nossa afeição; vós é que limitais a afeição que podíeis gozar de nossa parte”. Recíproca (13); isto é, “dai-me, assim como eu vos dou”.

II. PAULO EXORTA OS CORÍNTIOS A UMA VIDA SANTIFICADA (6.14-18 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse:Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 18serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. 7.1 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.)

1. Uma abrupta interrupção de exortação (a santificação)

· Evitando associações com os incrédulos 2 Co 6.14: (Tg 3.11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?)

· Evitando concordância com os incrédulos 2 Co 6.15: (Is 59.2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.)

· Evitando compartilhar com os idólatras 2 Co 6.16: (I Co 10.14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.)

· Obedecendo 2 Co 6.17a: (I Pe 1.14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância)

· Santificando-se 2 Co 6.17b e 2 Co 7.1: Separando de tudo que desagrada a Deus!

2. O perigo que ameaça a fé: o jugo desigual.

· Paulo quer que os coríntios aprendam que a cultura do mundo exterior não deve se inferir na vida dos cristãos.

· Qual a intenção de Paulo? Em Is 52.11 (Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor.), o profeta exorta os sacerdotes para que estejam purificados. Hoje, visto que todos são “sacerdotes” temos que estar purificados “limpos”.

3. O correto relacionamento do cristão com os não crentes.

· Não discriminando, e sim, rejeitando qualquer relacionamento que venha comprometer o testemunho cristão.

· Fazendo a diferença, exercendo o ministério da reconciliação (2Co 5.18-20 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.)

III. PAULO REGOZIJA-SE COM AS NOTICIAS DA IGREJA DE CORINTO (7. 2-16 Acolhei-nos em vosso coração; a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos. 3Não falo para vos condenar; porque já vos tenho dito que estais em nosso coração para, juntos, morrermos e vivermos. 4Mui grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação. 5Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. 6Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito; 7e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo. 8Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (vejo que aquela carta vos contristou por breve tempo), 9agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. 10Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. 11Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto. 12Portanto, embora vos tenha escrito, não foi por causa do que fez o mal, nem por causa do que sofreu o agravo, mas para que a vossa solicitude a nosso favor fosse manifesta entre vós, diante de Deus. 13Foi por isso que nos sentimos confortados. E, acima desta nossa consolação, muito mais nos alegramos pelo contentamento de Tito, cujo espírito foi recreado por todos vós. 14Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; pelo contrário, como, em tudo, vos falamos com verdade, também a nossa exaltação na presença de Tito se verificou ser verdadeira. 15E o seu entranhável afeto cresce mais e mais para convosco, lembrando-se da obediência de todos vós, de como o recebestes com temor e tremor. 16Alegro-me porque, em tudo, posso confiar em vós.)


1. Paulo reitera seu amor para com os coríntios (VV. 2-4)

· Paulo não perdera seu afeto pelos coríntios (vv. 2-3)

· Antes, lembra-lhes de sentimentos previamente expressos (2Co 6.11);

· Assim, Paulo também recomenda que abram seus corações (vv. 2)

2. Paulo alegra-se com as noticias trazidas por Tito (vv. 5-7).

· Sua carta faz efeito

· Os coríntios mudam de atitude para com o apóstolo Paulo

3. A tristeza segundo Deus (vv. 8-16).

Paulo, se antes se entristeceu com as perseguições, agora se alegra em ver os coríntios arrependidos. Arrependimento que conduz à salvação não é nunca para se lamentar.

CONCLUSÃO

Precisamos desenvolver uma comunhão baseada nas escrituras clamando a Deus por sua misericordiosa graça e perdão para que possamos alcançar do Senhor forças por meio da ação continua do Espírito Santo em nossas vidas.