Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 6 de dezembro de 2009

LIÇÃO 8 - DAVI E O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA NA FAMÍLIA
INTRODUÇÃO
Nenhum sucesso (seja qual for a área) justifica O FRACASSO DA FAMÍLIA. Precisamos entender que: 1 - O primeiro pastor de uma criança são os pais cristãos; 2- A primeira cartilha da criança é o exemplo dos pais; 3 - O primeiro templo da criança são os braços dos pais e 4- O primeiro altar da criança são os joelhos dos pais.
I - DAVI FRACASSA NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS FILHOS
• A formação cultural passa pelo ensino (Pv. 22.6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.)
• E o que devemos ensinar?
1- Amar ao próximo, mas, nunca compactuar das iniqüidades (Lv. 10.23 Não andeis nos costumes da gente que eu lanço de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; por isso, me aborreci deles.);
2- Ensinem a seus filhos a temer o Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade (I Cr 28.9 Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.).
3- Ensinem a seus filhos que Deus os ama e tem um propósito específico em suas vidas (Rm 8.29,30; I Pe 1.3-9 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 6Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.).
4- Ensinem a seus filhos a obedecerem aos pais, mediante a disciplina bíblica (Dt 8.5 Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus.; Pv 3.11,12 Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem; 13.24 Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo.; 23.13,14 Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. 14Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.; Hb 12.7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija?).
5- Ensinem a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12 Senhor, tu me sondaste e me conheces. 2Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 5Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. 6Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.7Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? 8Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; 9se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. 12Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.).
6- Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo (II Co 6.14-17; Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; Tg 4.4).
7- Ensinar a temer o Senhor (Dt 10.12 Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma. )
8- Instrua seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras (Dt 4.9 Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.; 6.5,7; I Tm 4.6; II Tm 3.15).
• Por que devemos ensinar?
Se os pais não ensinarem, o MUNDO os ensinará (2Sm 13.2-5 E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia, aos olhos de Amnom, dificultoso fazer-lhe coisa alguma. 3Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. E era Jonadabe homem mui sagaz. 4E ele lhe disse: Por que tu de manhã em manhã tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então, lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. 5E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.)
II - DAVI FRACASSA AO NÃO IMPOR LIMITES
Em quais momentos Davi não impôs limites?
1- Quando Amnom cometeu Incesto (II Sm 13.1-17). Qual foi a atitude de Davi ao saber o que havia acontecido? Nenhuma! Não repreendeu a Amnon (Lv. 20.17 E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, e ele vir a nudez dela, e ela vir a sua, torpeza é; portanto, serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã; levarão sobre si a sua iniqüidade.); não consolou a Tamar e por isso, o pior aconteceu: Absalão manda matar Amnom (II Sm 13.22-30 Porém Absalão não falou com Amnom, nem mal nem bem; porque Absalão aborrecia a Amnom, por ter forçado a Tamar, sua irmã. Absalão mata Amnom 23E aconteceu que, passados dois anos inteiros, Absalão tinha tosquiadores em Baal-Hazor, que está junto a Efraim, e convidou Absalão a todos os filhos do rei. 24E veio Absalão ao rei e disse: Eis que teu servo tem tosquiadores; peço que o rei e os seus servos venham com o teu servo. 25O rei, porém, disse a Absalão: Não, filho meu, não vamos todos juntos, para não te sermos pesados. E instou com ele; porém ele não quis ir, mas o abençoou. 26Então, disse Absalão: Quando não, deixa ir conosco Amnom, meu irmão. Porém o rei lhe disse: Para que iria contigo? 27E, instando Absalão com ele, deixou ir com ele a Amnom e a todos os filhos do rei. 28E Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom! Então, o matareis; não temais; porventura, não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos e sede valentes. 29E os moços de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Então, todos os filhos do rei se levantaram, e montaram cada um no seu mulo, e fugiram. 30E aconteceu que, estando eles ainda no caminho, veio a nova a Davi, de que se dizia: Absalão feriu todos os filhos do rei, e nenhum deles ficou.).
2- 1.4 Negligência. Após a morte de Amnon, Absalão fugiu para Gesur (II Sm 13.38 Assim, Absalão fugiu e foi para Gesur; esteve ali três anos.). Depois, Davi mandou trazê-lo para Jerusalém, mas não o recebeu (II Sm 14.24 E disse o rei: Torne para a sua casa e não veja a minha face. Tornou, pois, Absalão para a sua casa e não viu a face do rei.); durante dois anos Absalão não viu a face do rei (II Sm 14.28 Assim, ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém e não viu a face do rei). Somente depois de dois anos Davi mandou chamar a Absalão, mas, ao invés de corrigi-lo e repreendê-lo, Davi preferiu o silêncio (II Sm 14.33 Então, entrou Joabe ao rei e assim lho disse. Então, chamou a Absalão, e ele entrou ao rei e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.)
3- 1.5 Rebelião. Depois disso Absalão rebelou-se contra seu pai, fazendo com que Davi fugisse para não morrer (II Sm 15.1-37). Houve, então, uma batalha sangrenta e Absalão morre (II Sm 18.5,14). Ao saber da morte de seu filho, Davi chorou amargamente, dizendo: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (II Sm 18.33). Davi errou por jamais se reconciliar com seu filho!
4- 1.6 Traição. Sendo Davi já velho, Adonias, seu filho, declarou-se rei sem que Davi soubesse (I Rs 1.5,18). Isto mostra claramente que ele era um filho indisciplinado uma vez que Davi e Deus haviam escolhido a Salomão para reinar sobre Israel (I Cr 22.9,10; I Rs 1.17,30). Então qual foi o erro de Davi? Davi responde: “E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? (I Rs 1.6).
III - DAVI FRACASSA COMO PAI (fracassou na disciplina!)
• O que é Disciplina? “instrução, direção, governo ou imposição de autoridade”. Disciplinar não é banir; é ensinar, tendo como base o amor, a justiça, a santidade, e a sabedoria; é tornar o santo mais santo.
• A Bíblia recomenda a disciplina no lar. A disciplina, além de ser eficaz na criação e formação do caráter dos filhos, deve ser vista pelos pais como um mandamento bíblico (Pv 22.15 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.; 23.13,14 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. 14Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.; 29.17; Ef 6.4).
• A disciplina é um ato de amor. O sábio salomão disse: “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” (Pv 3.12); e o próprio Senhor Jesus disse: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” (Ap 3.19).
A obediência evita a disciplina. Os filhos devem ser lembrados de que a obediência evita a disciplina. “Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.” (Pv 10.13)
V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
“OS DOZE MANDAMENTOS DESTRUTIVOS PARA QUE SEU FILHO SE TORNE UM MARGINAL”:
1- Desde cedo, dê ao seu filho tudo o que quer. Ele crescerá com a convicção de que o mundo todo lhe pertence.
2- Se a criança utilizar expressões impróprias, dê risadas. Ela vai então se considerar especialmente espirituosa.
3- Não lhe dê nenhuma educação espiritual; “Quando ele crescer, escolherá que caminho irá seguir”.
4- Nunca lhe diga: “Isso não está certo!”. Ele poderá ficar com complexo de culpa!
5- Arrume toda a sua desordem. Assim, a criança ficará convicta de que a responsabilidade é sempre dos outros.
6- Permita que ele leia o que quiser! Preocupe-se em esterilizar as louças da sua casa, mas deixe que a mente de seu filho fique com bactérias.
7- Desenvolva toda desavença conjugal diante da criança. Se mais tarde houver o divórcio, pelo menos ela não ficará surpresa.
8- Dê-lhe todo o dinheiro que pedir; ele não deve ganhar o seu próprio. Que terrível seria para a criança compreender que não passa melhor do que você mesmo.
9- Cuide para que a criança receba todo o imaginário em comida, bebida e conforto. Do contrário, poderá ficar facilmente deprimida.
10- Sempre lhe dê razão: Os vizinhos, os professores e a polícia apenas visam o mal da pobre criança.
11- Se finalmente se tornar um marginal, simplesmente explique que você não pode fazer nada!
12- Prepare-se a tempo para uma vida espinhosa. Com toda a certeza, você a terá!

Um comentário: