Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sábado, 19 de dezembro de 2009

Lição 12 - Davi e o seu Sucessor

INTRODUÇÃO
Para que a obra de Deus tenha continuidade é necessário construir, edificar e capacitar pessoas para conduzir o povo pelos bons caminhos. Mas, sabemos que cabe ao Senhor as escolhas. (At 13.1-3 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.)

I - O QUE SIGNIFICA SER UM SUCESSOR?
“É aquele que sucede a outrem, ou que o substitui num cargo ou função”. Josué, sucedeu Moisés (Dt 31.14-30; Js 1.1-18); Eliseu foi sucessor de Elias (II Rs 2.1-25); Davi sucedeu Saul (I Sm 16.1-13; II Sm 5.1-5); e tantos outros. Isto nos ensina que uma das principais atribuições do líder é escolher e preparar sucessores. No entanto, o líder deve submeter sua escolha à vontade do Senhor, pois é Deus quem escolhe Seus servos para realizar Sua obra.

II. UM SUCESSOR INDICADO POR DAVI, MAS ESCOLHIDO POR DEUS
1. As insubmissas escolhas humanas
1- No sistema monárquico, o filho mais velho será o sucessor do pai (desejo humano);
2- Como Davi foi um pai ausente, não contrariou nem disciplinou seus filhos (1Rs 1.6 Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim? Além disso, era ele de aparência mui formosa e nascera depois de Absalão.). Portanto, Absalão (2Sm 15.4 Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!) e Adonias (1Rs 1.5 Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.) tentaram arrancar-lhe a coroa.
2. A escolha divina
1- O filho pode seguir o oficio do pai, Eleazar filho de Arão também foi sacerdote (Nm 3.2-3 E são estes os nomes dos filhos de Arão: o primogênito, Nadabe; depois, Abiú, Eleazar e Itamar. 3Estes são os nomes dos filhos de Arão, os sacerdotes ungidos, consagrados para oficiar como sacerdotes). Fineias, filho de Eleazar, recebeu o concerto da paz e o concerto de sacerdócio perpétuo (Nm 25.11-13 Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. 12Portanto, dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz. 13E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel.). Salomão sucedeu Davi, entre outros....
2- Mas, a escolha não está no parentesco “Nepotismo” e sim na vocação e chamado (1Tm 3.1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja). Portanto, cabe ao líder a tarefa de avaliar (sob a orientação de Deus) o candidato, não o parentesco.
3- Salomão foi indicação divina predizendo o reino eterno de Jesus Cristo (1Cr 22.9-10 Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranqüilidade darei a Israel nos seus dias. 10Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu lhe serei por pai; estabelecerei para sempre o trono do seu reino sobre Israel.)

III. UM SUCESSOR DE POUCA EXPERIÊNCIA, MAS QUE HERDOU UM GRANDE LEGADO
1. O legado político institucional
1- Davi enquanto rei consolidou o seu reino (2 Sm 5.10 E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele). Seu crescimento ocorreu porque Deus era com ele.
2 - Davi demonstrou suas melhores virtudes de liderança como rei quando organizou a apropriada direção do culto divino, definindo, entre outras coisas, trabalho dos levitas (I Cr 23.4- 5 Destes, havia vinte e quatro mil para superintenderem a obra da Casa do Senhor, seis mil oficiais e juízes, 5quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos que Davi fez para esse mister.). Outro exemplo de organização estar em (1 Cr 27.25-31 Azmavete, filho de Adiel, estava sobre os tesouros do rei; sobre o que este possuía nos campos, nas cidades, nas aldeias e nos castelos, Jônatas, filho de Uzias. 26Sobre os lavradores do campo, que cultivavam a terra, Ezri, filho de Quelube. 27Sobre as vinhas, Simei, o ramatita; porém sobre o que das vides entrava para as adegas, Zabdi, o sifmita. 28Sobre os olivais e sicômoros que havia nas campinas, Baal-Hanã, o gederita; porém Joás, sobre os depósitos do azeite. 29Sobre os gados que pasciam em Sarom, Sitrai, o saronita; porém sobre os gados dos vales, Safate, filho de Adlai. 30Sobre os camelos, Obil, o ismaelita; sobre as jumentas, Jedias, o meronotita. 31Sobre o gado miúdo, Jaziz, o hagareno; todos estes eram administradores da fazenda do rei Davi.).

2. O legado religioso
1- Davi demonstrou que era dependente da orientação de Deus (1Sm 23.2; 30.8; 2Sm 2.1) pois sabia que um reinado bem-sucedido estava no cumprimento das leis imutáveis de Deus.
2- Quando Davi exorta os príncipes e seu filho Salomão (I Cr. 28), ele coloca como condição prévia para que o reino de Salomão fosse estabelecido que este estivesse em obediência e fidelidade a Deus. Davi aconselhou Salomão que procurasse conhecer a Deus, que servisse e O buscasse (I Cr 28.9,10 Agora, pois, perante todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante o nosso Deus, que me ouve, eu vos digo: guardai todos os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e empenhai-vos por eles, para que possuais esta boa terra e a deixeis como herança a vossos filhos, para sempre. 9Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre. 10Agora, pois, atende a tudo, porque o Senhor te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.) Em outras palavras Davi aconselhou a Salomão a:
• Conhecer a Deus pessoalmente;
• Conhecer e obedecer aos mandamentos de Deus;
• Adorar a Deus com devoção sincera;
• Servir a Deus com uma mente disposta;
• Ser fiel e nunca abandonar a Deus;
• Jamais desanimar.

IV. UM SUCESSOR JOVEM, MAS DE GRANDE PIEDADE
1. Na vida privada
Salomão demonstrou por muitas vezes que mesmo sendo tão jovem era um homem temente, justo e humilde. Soube reconhecer tudo que seu pai representava (1Rs 3.3-10 Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso. 4Foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar. 5Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. 6Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. (Salomão reconheceu os atributos divinos) 7Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. (Salomão demonstrou humildade) 8Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? (Salomão demonstrou senso de justiça e não foi egoísta) 10Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa.)

2. Na vida pública
1- Foi conhecido através de tratados com os reis vizinhos (I Rs 5.1-12),
2 - Durante o reinado de Salomão, Israel era o reino mais poderoso do mundo inteiro, dos confins do mundo pessoas vinham ouvir a sabedoria de Salomão e ver a sua glória (I Rs 10.1-10).
3 - Após uma vida de empreendimentos comerciais bem sucedidos, Salomão tornou-se conhecido como o rei mais rico e mais sábio do mundo (I Rs 10.23, 27).
4 - Tornou-se conhecido como um dos maiores construtores da história de Israel. Seus projetos mais suntuosos foram o templo de Jerusalém, que se tornou o centro da vida nacional e religiosa do povo judeu (I Rs 6), e o seu próprio palácio (I Rs 7).
5- Seu fracasso: Contrariando os mandamentos divinos (Dt 17.17), Salomão casou-se com 700 princesas e teve 300 concubinas, além de possuir muitas mulheres estrangeiras, que lhe perverteram o coração (I Rs 11.1-9). Sua vida serve de advertência para todos nós. A Palavra de Deus nos adverte: “Aquele que está de pé, cuide para que não caia” (1Co 10:12).


CONCLUSÃO
Esta lição nos faz refletir sobre aceitarmos a vontade de Deus e nos conduzirmos dentro da Sua vontade. A ambição tem feito com que muitos passem sobre os outros, atropelando sonhos e vocações. Quantos homens de Deus vocacionados, habilitados e chamados estão frustrados, vítimas da ambição de muitos que não se preocupam em consultar a Deus e colocam seus propósitos acima da vontade de Deus? Rogamos para que aqueles que detêm o poder de decisão no trato das questões de interesse da Igreja coloquem a vontade de Deus sobre seus interesses pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário